Ainda hoje, há muita discussão em relação a uma das grandes mudanças que a pandemia estimulou, o home office, que acabou se convertendo em oportunidade, principalmente entre as empresas de tecnologia.
Aqui na Netpartners, essa discussão passou quase despercebida. Precisamente, desde o dia 17 de março de 2020, fomos obrigados a praticar o home office, com a preocupação de garantir a proteção de nossos colaboradores, para que os clientes não fossem afetados. Efetivamente, não foram.
Felizmente, a nossa infraestrutura foi fundamental para permitir esse movimento, que em âmbito nacional, e até mundial, realçou uma inédita realidade: a experiência dessa nova condição de trabalho remoto levou muitas pessoas a privilegiar uma maior qualidade de vida.
No caso dos nossos profissionais, não foi nada diferente. Passaram a trabalhar em vários pontos do país e até no exterior.
Trabalhar onde vivo ou viver onde trabalho?
Diante dessa nova conjuntura, a Netpartners reavaliou seu posicionamento quanto à saúde integral de sua equipe frente aos modelos de trabalho possíveis.
Como prestar o melhor atendimento aos nossos clientes e, ao mesmo tempo, permitir e proporcionar mais qualidade de vida aos nossos colaboradores?
Essa foi a questão que nos possibilitou recentemente, desde o dia 1o de julho de 2022, reconhecer o modelo Work Anywhere como o que melhor atende a ambos os objetivos. E passássemos a praticá-lo não só entre o staff atual, como também entre as novas contratações.
A manutenção da cultura organizacional no home office
As críticas ao modelo Work Anywhere, de que se poderia provocar uma ruptura da cultura organizacional, alertam para a necessidade de muita atenção para com os colaboradores.
Trabalhar remotamente não significa que nunca mais nos veremos socialmente. Eventos corporativos regulares, reuniões eventuais com clientes, entre outras práticas, serão sempre oportunidades de se manter o vínculo social.
No entanto, esse não é o único meio de se manter a cultura da empresa. Uma comunicação eficiente, transparente, contínua e abrangente é um dos pilares que deve amenizar eventuais ausências, mantendo vivo o senso de pertencimento.
Uma cadência de reuniões de trabalho virtuais são a chave para garantir a produtividade e inspirar responsabilidade com os resultados, não necessária e meramente com a tarefa.
Enfim, todos os processos que colocamos em prática, os quais permitem conhecer nossos colaboradores e possibilitem seu desenvolvimento saudável de carreira, são os maiores aglutinadores de uma cultura organizacional consistente que já faz parte de nosso dia a dia.
Netpartners 100% home office: o que nos encorajou a tomar essa decisão?
Acima de tudo, nossa coletividade comprovou que a produtividade havia aumentado, o atendimento aos nossos clientes melhorado e a cultura nunca havia sido tão bem assimilada.
O resultado: hoje, o bem-estar de todos os colaboradores é espelho da qualidade de vida de que desfrutam com suas famílias, Anywhere.
Temos a certeza de que, para alguns segmentos, sobretudo o da tecnologia, a pandemia redefiniu os modelos de trabalho. E as empresas que não se adaptarem correm o risco de não serem mais atrativas para a captação de profissionais diferenciados.