A recente sequência de reajustes de preços de combustíveis gerou grandes impactos na economia brasileira.
O motivo é simples: os aumentos dos preços dos combustíveis elevam os custos de transporte e produção, provocando impactos generalizados, com reflexos imediatos aos consumidores finais.
Em contrapartida, é preciso analisar o assunto com mais profundidade, a fim de se encontrar soluções para as consequências, especialmente em pontos de vendas.
A Petrobras reajustou o diesel em 14,2% e a gasolina em 5,2% nas refinarias, em junho. A notícia foi muito mal recebida por todos os segmentos da sociedade – de executivos a donas de casa. Na sequência, políticos de todas as cores partidárias iniciaram um caloroso debate, para oferecer alternativas de controle de preços e do consequente efeito cascata em produtos e serviços.
Em linhas gerais, o combate à alta de combustíveis se limitou ao campo tributário, com a redução de impostos federais e estaduais. Porém, a luta pelo equilíbrio está longe de terminar. Os valores em nosso país seguem atrelados ao mercado internacional e às taxas de câmbio. E, claro, a cenários quase inesperados, como a guerra Rússia X Ucrânia, que mexe com praticamente todos os setores da economia mundial.
Para equacionar todas essas questões, é preciso colocar em prática ações inteligentes em indústrias, cadeias de distribuição e demais setores econômicos.
Definições de preços e canais de vendas aos consumidores para reduzir impacto do aumento do preço de combustíveis
Todo empreendedor brasileiro sabe como é difícil manter os valores de gôndola dentro do que seria o ideal: acessíveis ao público-alvo e melhores que os praticados pela concorrência.
É preciso compreender a complexidade de nosso sistema tributário, com numerosas regras e variados regimes. Nesse contexto, os custos de combustíveis dificultam significativamente os cálculos.
Segundo especialistas, os desafios envolvem:
- Definir a elasticidade de valores frente à concorrência;
- Definir os melhores canais de vendas aos consumidores;
- Definir em quais desses canais será criada a imagem de marcador de preço.
Foco em pontos de vendas
É consenso entre profissionais que a gestão ativa de preços evita desvios nos pontos de vendas – onde efetivamente os consumidores tomam suas decisões.
Portanto, todos os esforços em marketing e comunicação devem estar alinhados a essa realidade. Assim como as ações de vendas adotadas pelas empresas.
O sucesso no PDV está diretamente ligado a:
- Operar corretamente os custos, a fim de definir preços adequados;
- Identificar eventuais distorções em relação à concorrência;
- Aplicar medidas corretivas rápidas e efetivas, direcionadas às causas reais.
Gestão inteligente de PDV
Um grande aliado para a execução de uma boa estratégia comercial é o Decision Maker Pricing . Com ele, é possível realizar uma gestão eficiente em atacado e varejo, englobando distribuidores, lojas físicas, supermercados e sites de e-commerce.
A solução da Netpartners é facilmente integrada ao ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Permite planejar e definir, de forma rápida:
- Parâmetros tributários e exceções na formação de listas de preços;
- Condições específicas por clientes;
- Margens pelos canais de vendas.
O Decision Maker Pricing identifica divergências por estado, cidade, canal, cliente, categoria e até mesmo por SKU (Unidade de Manutenção de Estoque); permitindo reação rápida e precisa na correção destas distorções.
Decision Maker Pricing: o melhor software para as melhores estratégias
O Decision Maker Pricing processa inúmeras variáveis para garantir integridade na formação de preços e descontos. Por exemplo:
- Canal ou cliente de referência para cada produto e região;
- Relatividade de preços entre canais, por região;
- Quais SKUs por família de produto serão monitorados;
- Quais produtos concorrentes serão monitorados.
As velhas planilhas ficaram definitivamente no passado! O Decision Maker Pricing elimina serviços burocráticos e libera a força de trabalho para outras atividades, dando nova dinâmica à empresa.
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