Mercado volátil dos combustíveis exige gestão inteligente de preços no PDV

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Imagem de header para ilustrar e divulgar matéria sobre solução tecnológica que atende a volatilidade dos preços de combustíveis

A recente sequência de reajustes de preços de combustíveis gerou grandes impactos na economia brasileira.

O motivo é simples: os aumentos dos preços dos combustíveis elevam os custos de transporte e produção, provocando impactos generalizados, com reflexos imediatos aos consumidores finais.

Em contrapartida, é preciso analisar o assunto com mais profundidade, a fim de se encontrar soluções para as consequências, especialmente em pontos de vendas.

A Petrobras reajustou o diesel em 14,2% e a gasolina em 5,2% nas refinarias, em junho. A notícia foi muito mal recebida por todos os segmentos da sociedade – de executivos a donas de casa. Na sequência, políticos de todas as cores partidárias iniciaram um caloroso debate, para oferecer alternativas de controle de preços e do consequente efeito cascata em produtos e serviços.

Em linhas gerais, o combate à alta de combustíveis se limitou ao campo tributário, com a redução de impostos federais e estaduais. Porém, a luta pelo equilíbrio está longe de terminar. Os valores em nosso país seguem atrelados ao mercado internacional e às taxas de câmbio. E, claro, a cenários quase inesperados, como a guerra Rússia X Ucrânia, que mexe com praticamente todos os setores da economia mundial.

Para equacionar todas essas questões, é preciso colocar em prática ações inteligentes em indústrias, cadeias de distribuição e demais setores econômicos.

Definições de preços e canais de vendas aos consumidores para reduzir impacto do aumento do preço de combustíveis

Todo empreendedor brasileiro sabe como é difícil manter os valores de gôndola dentro do que seria o ideal: acessíveis ao público-alvo e melhores que os praticados pela concorrência.

É preciso compreender a complexidade de nosso sistema tributário, com numerosas regras e variados regimes. Nesse contexto, os custos de combustíveis dificultam significativamente os cálculos.

Segundo especialistas, os desafios envolvem:

  • Definir a elasticidade de valores frente à concorrência;
  • Definir os melhores canais de vendas aos consumidores;
  • Definir em quais desses canais será criada a imagem de marcador de preço.

Foco em pontos de vendas

É consenso entre profissionais que a gestão ativa de preços evita desvios nos pontos de vendas – onde efetivamente os consumidores tomam suas decisões.

Portanto, todos os esforços em marketing e comunicação devem estar alinhados a essa realidade. Assim como as ações de vendas adotadas pelas empresas.

O sucesso no PDV está diretamente ligado a:

  • Operar corretamente os custos, a fim de definir preços adequados;
  • Identificar eventuais distorções em relação à concorrência;
  • Aplicar medidas corretivas rápidas e efetivas, direcionadas às causas reais.

Gestão inteligente de PDV

Um grande aliado para a execução de uma boa estratégia comercial é o Decision Maker Pricing . Com ele, é possível realizar uma gestão eficiente em atacado e varejo, englobando distribuidores, lojas físicas, supermercados e sites de e-commerce.

A solução da Netpartners é facilmente integrada ao ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Permite planejar e definir, de forma rápida:

  • Parâmetros tributários e exceções na formação de listas de preços;
  • Condições específicas por clientes;
  • Margens pelos canais de vendas.

O Decision Maker Pricing identifica divergências por estado, cidade, canal, cliente, categoria e até mesmo por SKU (Unidade de Manutenção de Estoque); permitindo reação rápida e precisa na correção destas distorções.

Decision Maker Pricing: o melhor software para as melhores estratégias

O Decision Maker Pricing processa inúmeras variáveis para garantir integridade na formação de preços e descontos. Por exemplo:

  • Canal ou cliente de referência para cada produto e região;
  • Relatividade de preços entre canais, por região;
  • Quais SKUs por família de produto serão monitorados;
  • Quais produtos concorrentes serão monitorados.

As velhas planilhas ficaram definitivamente no passado! O Decision Maker Pricing elimina serviços burocráticos e libera a força de trabalho para outras atividades, dando nova dinâmica à empresa.

Para encarar qualquer volatilidade de mercado, alie-se à transformação digital de Decision Maker Pricing. Conheça mais, agora.

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